Ao infinito e eterno além

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Por um dia das mulheres que nunca termine.
Se ontem nós recebemos flores, o que recebemos hoje?

O dia da mulher, teoricamente, já passou. Só que eu não aceito para mim somente um dia. Não aceito um dia feito para mim, embora entenda sua complexidade e seu significado. Aceito, até, uma data para comemorarmos, mas não uma data para que me respeitem. Eu quero um dia das mulheres sem fim, que comece hoje e termine nunca!


Cartaz em homenagem ao dia das mulheres nas paredes da UFF

Há quem leve a namorada em um restaurante caro para comemorar o dia das mulheres. Outros compram flores para as amigas, colegas de trabalho e professoras. Alguns ainda perdem o tempo fazendo piadas sem graça e machistas em redes sociais e mesas de bar. 

Eu, mulher, não quero um restaurante caro, uma rosa, uma piada. Eu, mulher, não quero um dia para mim. Esse dia é para as outras. É para as mulheres que morreram lutando por suas vontades, que foram mortas naquela fábrica. O dia das mulheres não é para a mídia falar que "fazemos as unhas e a diferença". Não é para ficar ouvindo que "os outros dias são dos homens". 

Eu, mulher, quero respeito no dia das mulheres, mas também quero respeito em todos os outros dias. Eu, mulher, não quero ser lembrada e enxergada somente no "meu" dia. Não quero que doem esse dia a mim. Afinal, o dia é posse de quem para poderem me doar dessa maneira? Sou dona dos meus próprios dias e sou sujeito deles. Sou protagonista, não figurante que ganhou um dia comemorativo. 

Não quero ser lembrada por fazer as unhas e a diferença. Não quero ser lembrada como "costela do homem". Não quero ser lembrada como "a esposa de fulano". Eu sou além disso, mais que isso. Não sou "algo de alguém", sou toda minha. Faço parte das vidas dos outros, mas tomo conta da minha. 

Então, que o dia das mulheres não seja de presentes e agrados. O que desejo é que no dia das mulheres não haja uma única mulher que apanhe, que não haja mulheres morrendo, mulheres sendo estupradas. Que não haja mulheres sendo podadas de trabalhar com algumas profissões. Que não haja mulheres morrendo em abortos clandestinos. Que não haja mulheres trans sendo chamadas de "ele". Que não haja preconceito e diferenciação entre mulheres cis e trans. Que não haja violência contra a mulher. Que não haja esteriótipos de gênero. Que não haja "sexo frágil". Eu quero que, no dia das mulheres, todas as mulheres sejam livres. Livres para trabalhar com o que quiserem, livres para usar a roupa que quiserem. Livres para entenderem que a vítima de estupro é sempre VÍTIMA! Livres para serem felizes, se divertirem. Livres para casar, livres para terem filhos. Livres para serem solteiras, livres para não terem filhos. Livres para adotar. Livres para amar. Livres para serem heterossexual, homossexual, bissexual, assexual. Livres. Livres. Livres.

Eu quero que esse dia das mulheres comece hoje e não termine nunca mais! 

0 comentários:

Postar um comentário